O que é a garantia?
A garantia tem como objetivo evitar que seu saldo na plataforma fique negativo, especialmente em situações de alto índice de estornos, chargebacks ou outros débitos. Os componentes da garantia (detalhados abaixo) são definidos pela equipe de Risco da Aprovei, considerando diversos aspectos da sua operação, sempre buscando maximizar o montante disponível para você.
Componentes da garantia
1. Taxa de Garantia
É um percentual variável aplicado ao valor total processado na plataforma, de acordo com a janela de garantia estabelecida.
2. Janela de Garantia
Refere-se ao prazo utilizado para calcular a retenção e liberação dos valores retidos em garantia.
Exemplo:
Sua empresa tem uma Taxa de Garantia de 10% e uma Janela de Garantia de 30 dias. Neste caso, 10% do total processado ficará retido por um prazo de 30 dias.
Saldo negativo
Quando sua operação enfrenta estornos, chargebacks ou outros débitos, os valores disponíveis para saque ou antecipação são usados para cobrir essas dívidas. Caso esse montante não seja suficiente, pode resultar na negativação da sua operação.
Se os valores retidos forem suficientes para cobrir o saldo negativo, você pode aguardar o prazo de liberação da garantia para regularizar a situação. Caso contrário, será necessário quitar os débitos para evitar a persistência do saldo negativo.
Exemplos práticos
Cenário 1
Situação Inicial: R$50 disponíveis para saque e R$50 retidos como garantia.
Estorno Sofrido: R$45.
Resultado: O valor será debitado do montante disponível para saque, deixando R$5 disponíveis. Os R$50 continuarão retidos como garantia.
Cenário 2
Situação Inicial: R$50 disponíveis para saque e R$50 retidos como garantia.
Estorno Sofrido: R$80.
Resultado: Todo o valor disponível será debitado, resultando em um saldo negativo de R$30. Nesse caso, você pode aguardar o prazo da janela de garantia para a liberação ou quitar os débitos diretamente na Aprovei.
Compreender esses conceitos ajuda a manter sua operação saudável e evitar transtornos financeiros. Se tiver dúvidas, entre em contato com o suporte da Aprovei.